Está com o nome sujo? Confira aqui algumas dicas para se livrar das dívidas e limpar seu nome

A questão de sair do endividamento não pode ser resolvida com uma fórmula ou receita mágica. É preciso perceber e entender o que tem causado esta situação em sua vida. Veja alguns fatores que elevam as dívidas:

  • Falta de Controle e Planejamento antes de consumir.
  • Acesso fácil ao crédito: limite em cartão de crédito, cheque especial, facilidade em adquirir empréstimos, possibilidade de grandes parcelamentos em compras.
  • Hábitos de consumo baseados em status social, marketing e publicidade.
  • Falta de objetivo financeiro: quando se está empenhado em adquirir algo que custe grande montante (Ex: Comprar uma casa), fica mais fácil disciplinar o uso do dinheiro.

tiposdedividas Está com o nome sujo? Confira aqui algumas dicas para se livrar das dívidas e limpar seu nome

Após se conscientizar sobre o que fez com que você se encontre em uma situação de endividamento, é preciso assumir a responsabilidade e tomar a atitude de mudar com muita disciplina e foco.

É preciso envolver todos da família na missão. Será necessário um esforço coletivo para economizar em todas as despesas: água, luz, telefone, TV acabo, supermercado etc.

tiposdedividas Está com o nome sujo? Confira aqui algumas dicas para se livrar das dívidas e limpar seu nome

A primeira dica é algo que sempre vai ser dito aqui no blog:

  1. Anote e acompanhe todos os seus gastos (Planilha Orçamento 2018 aqui): Este passo ajudará você a ter uma visão geral do seu orçamento e a decidir o que pode ser cortado ou substituído.
  2. Mapeie e negocie suas dívidas: Anote o valor total de cada dívida, as taxas de juros e condições de pagamentos para quitá-las. Se for possível pagá-las, acrescente em seu orçamento.

    Atenção: ao negociar, aceite valores que caibam no seu orçamento (dica 1).
    Se a dívida é cara, troque por outra mais barata (Ex: Cartão de crédito e cheque especial costumam ser mais caros que consignados, empréstimos pessoais, penhoras ou até mesmo a portabilidade da dívida para outro banco.

  3. Tome uma atitude de contenção de despesas: Defina prioridades e corte os gastos supérfluos. Troque idas a restaurantes por jantares divertidos em casa, cozinhando para a família e/ou amigos. Idas ao cinema e lazeres caros por passeios gratuitos e ao ar livre.
  4. Busque renda extra: Seja comercializando algo, prestando algum serviço que possua habilidade ou mesmo vendendo itens usados que não tem mais utilidade em sua casa.

    É possível encontrar na internet várias dicas sobre como ganhar renda extra.

  5. Cumpra sua palavra: Não cumprir os acordos definidos, com certeza irá colocá-lo em problemas novamente.

tiposdedividas Está com o nome sujo? Confira aqui algumas dicas para se livrar das dívidas e limpar seu nome

 

Siga essas dicas e incorpore novos hábitos que irão fazer você mudar de vida.

Gostou? Compartilhe estas dicas com seus amigos e ajude-os a colocarem as suas finanças em dia também. Ah… E não esqueça de deixar seu comentário. Ficarei muito feliz em responder. Abraço!

tiposdedividas Está com o nome sujo? Confira aqui algumas dicas para se livrar das dívidas e limpar seu nome

@dicadebolso.financas

MARTA REIS, ECONOMISTA

Economista. Palestras sobre Educação Financeira e Finanças Pessoais. Orientação em Finanças Pessoais com linguagem prática e simples através da internet.