Finanças Pessoais

METAS FINANCEIRAS PARA TERMINAR BEM 2018

Estamos no início do segundo semestre e logo logo do final do ano. O que isso significa para sua vida financeira? Hora de reajustar o planejamento, revisar as metas financeiras e terminar bem 2018.

Se você vem acompanhando o blog, já viu muitas dicas aqui para economizar, organizar e fazer seu controle financeiro pessoal e familiar.

Hoje vamos ver dicas para serem colocadas em prática agora e lá em dezembro ter a sensação de dever cumprido! UFA!!!

lista-financas-pessoais-300x169 METAS FINANCEIRAS PARA TERMINAR BEM 2018

1. QUITAR AS DÍVIDAS

Mapeie todas as suas dívidas: Desde financiamentos, empréstimos, cartão de crédito ou dívidas menores como na venda da esquina, cantina da faculdade ou trabalho, dinheiro que pegou com um parente ou amigo.

Ao ter todas as suas dívidas anotadas, faça um cronograma para quitá-las. Veja aqui dicas para quitar as dívidas e como usar o cartão de crédito sem se endividar.

Seja realista, determinado e empenhe esforço nessa tarefa. Encaixe os pagamentos/quitação das dívidas ao logo nos meses que ainda restam para terminar o ano.

lista-financas-pessoais-300x169 METAS FINANCEIRAS PARA TERMINAR BEM 2018

2. ORGANIZE SEU ORÇAMENTO MENSAL E CORTE DE VEZ OS SUPÉRFLUOS

Veja aqui uma planilha de fácil utilização para fazer o controle de suas finanças pessoais mensalmente.

Cortar os supérfluos significa rever suas despesas e eliminar aquelas que você já percebeu que não te fazem o menor sentido.

É uma decisão pessoal, cada família tem seus hábitos de consumo, seus costumes, então não adianta ter aqui uma lista do que poderia ser cortado no seu orçamento.

lista-financas-pessoais-300x169 METAS FINANCEIRAS PARA TERMINAR BEM 2018

3. FAÇA LISTA DE DESEJOS

Final do ano é um momento muito propício para as compras por impulso.

Normalmente vem um dinheiro extra como décimo, férias, comissões… clima natalino com várias comemorações, trocas de presentes, vontade de comprar roupas novas e outros gastos.

De agora já planeje com o que deseja gastar no final do ano:

  • Roupas: Quantas peças vou comprar? Sapatos?
  • Presentes: Faça lista das pessoas e itens que deseja comprar (Estabeleça um valor limite por presente e um valor limite total para ser gasto com presentes)
  • Reforma da casa, viagens, trocar o carro ou outra coisa que deseje fazer.

Coloque no papel e veja quanto isso vai lhe custar.

lista-financas-pessoais-300x169 METAS FINANCEIRAS PARA TERMINAR BEM 2018

4. COMECE UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA 

Muitas pessoas mencionam a dificuldade que é poupar dinheiro. Mas se você inverter a lógica de guardar o que sobre e passar a incluir um valor mensal para sua reserva, essa tarefa passará a ser rotina, assim como pagar boletos e outras despesas.

Não importa com quanto você irá começar: COMECE!!!

Pode ser R$ 10,00, 100,00 ou o quanto couber no seu orçamento. 

O ideal é poupar 20% de toda a sua renda. Mas se isso irá comprometer a quitação dos seus compromissos, inicie com 5% e vá aumentando gradualmente.

Aqui tem instruções de como organizar suas finanças e fazer uma reserva de emergência.

lista-financas-pessoais-300x169 METAS FINANCEIRAS PARA TERMINAR BEM 2018

5. ENTENDA COMO O USO DO DINHEIRO INFLUENCIA SUA VIDA PESSOAL E COMECE A PLANEJAR SEU ORÇAMENTO 2019

lista-financas-pessoais-300x169 METAS FINANCEIRAS PARA TERMINAR BEM 2018

Ninguém vive sem dinheiro, isso é fato. Mas o importante não é o quanto você ganha, mas como gasta.

Refletir e tomar novas decisões na sua relação com o dinheiro é o que fará ter uma vida financeira cada vez mais saudável e equilibrada.

Ter uma boa relação com o dinheiro significa dar valor ao seu esforço diário para adquiri-lo. Isso não significa cortar o lazer, comer fora ou outras coisas que lhe tragam prazer e satisfação. É viver de acordo com o seu padrão financeiro, planejando os gastos antecipadamente e tendo uma reserva para as emergências.

Mudar hábitos requer esforço diário e disciplina. Não se muda da noite para o dia. Mas cada decisão pensada e planejada, irá gerar frutos que você colherá no futuro.

Espero que essas dicas possam ajudar você a caminhar para a liberdade financeira em que  usa o dinheiro de maneira assertiva e construtiva!

 

Siga esses passos e incorpore novos hábitos que irão fazer você mudar de vida.

Gostou? Compartilhe estas dicas com seus amigos e ajude-os a colocarem as suas finanças em dia também. Ah… E não esqueça de deixar seu comentário. Ficarei muito feliz em responder. Abraço!

MARTA REIS, ECONOMISTA

 

Economista. Palestras sobre Educação Financeira e Finanças Pessoais. Orientação em Finanças Pessoais com linguagem prática e simples.